.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bolo de Rolo




O Bolo de Rolo, é um doce brasileiro, típico de Pernambuco, a Massa, é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar, alguns dizem ser parecido com Rocambole, porém o rocambole é feito de uma única massa, normalmente um pão de ló, onde depois de assado se coloca o recheio e enrola, já o Bolo de Rolo, é feito de várias massas, fininhas e depois de assado e colocado goiabada derretida, cremosa, recheio também típico no bolo de rolo, é enrolado com todo cuidado e paciência, pois não pode ser assado demais que vira um biscoitinho, a massa é bem fininha, e nem pode estar crua, merece muito cuidado... a primeira massa, é a mais difícil, deve ser ajudado a enrolar com uma faquinha, empurrando com cuidado,

Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole, embora dele se difira em vários detalhes , especialmente no preparo, específico no bolo de rolo, com as camadas de massa e goiabada bem finas e o sabor característico, completamente diferente do rocambole.

Sua origem está na adaptação do bolo português "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.

Pela Lei o bolo de rolo foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco.

Pode parecer bem difícil, mas, tem que ter jeito apenas, a massa, é super simples e uma delicia de trabalhar, vamos aos ingredientes e preparo:




250 Gramas de manteiga ou margarina sem sal

250 Gramas de farinha de trigo peneirada

250 Gramas de açúcar refinado

5 Ovos, claras e gemas separadas

400 Gramas de goiabada diluída para ficar cremosa

Para quem não tem balança, aqui vai as medidas em xícaras, para o açúcar, 1 xícara de chá e mais 1/3

farinha de trigo, 2 xícaras de chá

a manteiga ( no caso usei margarina) que embora a receita diga manteiga o preparo foi com margarina, lembrando que se deve usar de boa qualidade, usei a Qualy.


Para começar é importante que a manteiga ou margarina esteja em temperatura ambiente , misture com açúcar, numa tigela e deixe virar um creme, mexendo ,na mão mesmo, ou na batedeira se quiser, tem que virar um creme sem bater, vá misturando as gemas, uma a uma e mexendo a cada gema colocada, feito isto, bata as claras em neve...vá acrescentando aos poucos e mexendo delicadamente, até terminar, neste caso é um pouco diferente do que se faz quando fazemos um bolo comum, se coloca as claras em neve por ultimo, aqui não, por ultimo vamos acrescentar a farinha de trigo peneirada e aos poucos, mexendo delicadamente para incorporar aos outros ingredientes...Está pronta nossa massa para ser usada.

O recheio é importante que esteja pronto e frio para ser usado quando as massinhas estiverem prontas, então corte a goiabada em pedaços e numa panela, mas, pode ser ao microondas também, fiz no fogão, corte os pedaços de goiabada e acrescente um pouco de água, leve ao fogo e mexa de vez em quando, fogo baixo para não queimar, não tem uma quantidade de água, então vc vai ver o ponto, quando estiver bem assim, cremosa, como na foto abaixo :



Preparo:

Para assar vc precisa de 6 pedaços de papel manteiga, para colocar no fundo de uma assadeira retangular numero 2 a medida é 25 X 35... vamos usar o lado mais brilhante do papel manteiga, importante que seja assim. Na sua mesa, coloque todos os papéis cortados nos tamanhos iguais, e divida a massa por todos, igualmente um montinho para cada papel, feito isso, espalhe com uma espátula por todo papel, este é o primeiro, vc vai achar que é muito pouco a massa no papel, mas, é assim mesmo rsrsrsrsrsrs, feito isso, coloque o papel com a massa no fundo da forma e leve para assar, o forno deve estar pré aquecido a 150º C, é muito rápido, se passar do ponto vira um biscoitinho, fique de olho., o teste é o seguinte: tire a massinha e coloque o dedo sobre ela, se não estiver grudando está ótima, se grudar não está boa ainda, mas, é bem rápido...depende do forno é claro., fica branquinha, dá impressão até que está crua, mas, é assim mesmo.

enquanto coloco uma no forno vou espalhando a massa no papel da próxima a ir ao forno, tiro a que está pronta , para espalhar a goiabada e coloco a próxima na mesma assadeira, tiro uma coloco na mesa e na mesma assadeira coloco a outra e forno, enquanto isso, espalho a goiabada na primeira e enrolo como rocambole, deixe coberto com papel na ultima parte para vir enrolando na segunda massinha, quando a segunda parte estiver pronta, prossiga da mesma forma, tire coloque a próxima massinha no forno e a segunda, passe goiabada por toda parte, então venha com a primeira enrolada e coloque sobre o inicio da segunda devidamente recheada, e vá enrolando junto com a segunda, proceda assim até terminar, vai ficar um rolo grande e bem recheado de várias partes quando terminar, não espere esfriar a massa para enrolar, saiu do forno recheie com goiabada e enrole, tudo imediatamente para não ressecar, caso as bordas da massa estiver um pouquinho ressecada, passe uma carretilha e corte as bordas, quando terminar todas as camadas e o bolo de rolo estiver prontinho, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima, corte as bordas, para ficar por igual então é só servir, deve ser servido em fatias bem finas, como a tradição... espero que tenham gostado, qualquer dúvida, deixe um recadinho, estou aqui sempre para ajudar, bjus e não deixem de fazer, é mais fácil do que se descreve aqui rsrsrsrsrsrrsrs.

Procurei colocar na linguagem mais fácil para entender melhor, rsrsrsrsrsrrsrsr, espero que tenha ficado muito bem explicadinho, a minha maneira, simples de ser, olhem só , vcs podem fazer mini bolo de rolo e vender exatamente assim,embrulhado em filme plástico, mas, com mais carinho, coloquem uma fita amarradinho nas pontas feito uma bala, deixe um laço, bem... a criatividade é de cada um, amei fazer...


.

6 comentários:

  1. Sua receitas são ótimas, deliciosaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isabelzinha, vc é um encanto amiga, amo esse carinho, adoro nossa amizade, bjus flor

      Excluir
  2. Amiga que delícia...uma receita de respeito. Realmente o bolo é tradicional do estado de Pernambuco.....tombaria em minha boca amiga....isto é certo...rsrsrsr amei a receita e já está anotada. Parabéns amiga , pelas delicias que postas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maaaaaaaaaaaaaaaa, obrigada mesmo, por todo carinho, tombava né? eu sei rsrsrsrsrsrsrsr amei amei e amei... realmente fiquei muito feliz, bjus com todo carinho

      Excluir
  3. Viu só amiga, no final das contas, nem é tão difícil né? rsrsrsrrsrsrs se é que expliquei direitinho kkkkkkkkkkkkkkkkkk bjus amada

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.
Amei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...